quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pousada boa e barata em Carolina na Chapada das Mesas/MA

Saímos das cachoeiras do Itapecuru bem tarde e chegamos em Carolina quase de noite. Assim que chegamos na cidade: aquele susto. A estrada praticamente acaba e a terra se mistura com o resto do asfalto. Um descaso com o portão de entrada de Carolina. Bem, colocamos no GPS: Pousada Morro do Chapéu, pois já tinha visto comentários positivos de outros usuários na internet.
Fachada da pousada Morro do Chapéu e o quarto com ar, tv e banheiro.
Por R$70,00 para o casal com café da manhã bem saboroso e com garagem.
Organizadoras: Arlete e Cida
Contatos: (99) 8122-7812 e (99) 3531-2613
Avenida Adalberto Ribeiro, nº594 - Centro - Carolina/Maranhão
Nesta noite, ficamos sabendo da tragédia e morte do candidato a presidência da república: Eduardo Campos. Uma perda lamentável!  

No outro dia, fomos tomar o café da manhã e... me apaixonei pelo pão de queijo. Tanto que procurei a padaria onde a pousada comprava os pães, para levarmos na viagem, mas já haviam acabado. snifff

Padaria Rei dos Pães (na avenida atrás da pousada)

Pracinha em Carolina

Vamos voltar outra vez um dia...

18 comentários:

  1. Muito bom. Minha namorada e eu estamos querendo fazer uma mochilagem para a Chapada das Mesas no período do carnaval, mas na internet não encontramos opções de camping.
    Você teria alguma dica de camping na região? ou só tem pousadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo! Acredito que vocês não vão se arrepender desta mochilagem rsrsrs pela maravilhosa Chapada das Mesas. Nós pesquisamos muito na internet sobre camping nesta Chapada e não achamos nada. Mas quando chegamos na cidade de Riachão, mais precisamente no local onde fica a cachoeira de Santa Bárbara e o Poço Azul, descobrimos que lá também funciona uma pousada e como o espaço deles é grande, perguntamos se tinha como acamparmos e os responsáveis disseram que sim. Se você se hospedar lá ou acampar, creio que não irá se arrepender, pois a paisagem é belíssima! Procure o nosso post Chapada das Mesas (Poço Azul e Encanto Azul) que você verá fotos da beleza do local. Achamos a diária da pousada super barata e ainda servem café da manhã. Não sabemos se servem café para campistas. Outra dica: se forem de ônibus, procurem moto taxi ou o Senhor Dourivan (guia para o Encanto Azul) para levar vocês até o local, pois fica distante da cidade de Riachão uns 28 km de estrada de areia e terra. Veja neste link sobre o local:

      http://mochileirosecampistas.blogspot.com.br/2014/09/poco-azul-e-encanto-azul-em-riachao-na.html

      Abraços da nossa família! Volte sempre e se achar outro local para acampar compartilhe conosco.

      Excluir
    2. Olá, Estou programando uma mochilagem, acampagem e conhecer as belezas da cidade. Gostaria de pedir o nome da pousada que aceita campista. Grato.

      Excluir
    3. Olá Vinny! Precisamos lembrá-lo que para chegar nesta pousada que lhe indicamos no Riachão, você vai precisar de carro ou carona, pois não tem transporte público para lá e são 28 km de estrada de terra da entrada da cidade de Riachão até a Pousada Santa Barbara e Poço Azul. Não sei se compensa acampar por lá, pois o preço da pousada é bastante bom e tem café da manhã incluso. Temos que lembrar também, que por lá não tem nada por perto, não tem padarias, não tem lanchonetes, não tem farmácias, não tem mercadinhos, apenas no próprio local que tem um restaurante onde você pode pagar pelas refeições. Lembrando também que em momento nenhum falei que o local era camping, disse apenas que o proprietário nos permitiu que acampássemos no local por um valor menor que na pousada. Mas acabamos optando no final pela pousada, pois a diferença era pouca e o conforto maior. O melhor local para ficar hospedado é lá mesmo, pois é no local que tem o Poço Azul. Em Carolina, não vi nenhum camping (infelizmente) e o lugar mais em conta que achamos foi nesta pousada mesmo que indicamos acima. Abraços e volte sempre! Boa mochilagem!

      Excluir
  2. Muito obrigado. Realmente não há campings, mas encontramos chalés que ficam próximos à cachoeira da Pedra Caída. Nossa intenção é ir por Carolina e depois partir para Riachão.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou pensando em ir para a chapada em julho, queria algumas dicas, vcs poderiam me ajudar? :) pensei em alugar um carro em Sao Luis (dependendo do preço já 4x4) e fazer os passeios com guias locais, mas por conta própria, sem dependender de agencias, pois tdo que procuro me direciona a agencias de viagens com pacotes fechados que nao me interessam... dependendo até fazer alguns lugares sem guia, é viavel?

    Obrigada :)
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Luiza! É super viável sim. Só acho que não necessitaria de um 4X4. Fomos no nosso mesmo e foi super tranquilo. Ah não ser que, você pretenda ir sozinha a alguns lugares mais "selvagens" rsrsrsrs O unico que nós fomos e precisamos de um 4X4, foi no Encanto Azul e usamos uma guia local com o seu próprio carro. Você já viu nosso post sobre o Encanto e o Poço Azul? Recomendo que veja, lá tem os contatos do guia ao Encanto. Para ir para o Poço Azul e para o complexo da Pedra Caída, não necessita guia nenhum. Mas no Poço Azul, você paga a entrada e fica livre para ver o que quer. E no complexo da Pedra Caída, você paga a entrada, paga o acesso as cachoeiras (cada uma) e fica com o guia na sua cola sem necessidade, pois o caminho a pé é todo sinalizado. Se tiver mais dúvidas pode voltar a perguntar, esperamos ter te ajudado. E boa viagem!

      Excluir
  4. Eu viajo bastante mas sempre de caro agora em junho vou de mochilão e estou pesquisando lugares. Vou ao Jalapão e chapada das mesas, depois Ilha do Bananal, depois sigo para o sul do Pará. As informações que tenho encontrado tem sido muito útil. Mas gostaria que os aventureiros colocassem os valores dos atrativos, das acomodações. visto que quem faz mochilão, busca aventura e economia. Eu agradeço muito a odos e nos vemos na estrada. um Abração a todos os estradeiros. Braz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Braz! Que legal seu roteiro, muito show! Parabéns! Quanto a questão de valores, a maioria dos nossos posts (pode observar direitinho), tem os valores das pousadas e passeios. Neste mesmo que o senhor comentou, sobre a pousada em Carolina-MA, tem lá em cima o valor que pagamos. Só não colocamos o valor naqueles que infelizmente não anotamos na agenda e quando chegamos em casa esquecemos quanto pagamos. Acontece! Mas na maioria, anotamos os valores, pois sabemos o quanto faz a diferença para nós mochileiros este detalhe. Obrigada pela sua visita e se puder, volte para nos contar como foi esta aventura! Estamos curiosos! E se tiver dúvida sobre valores de algum local em particular, pode perguntar diretamente por aqui ou pelo face do blog. Boa sorte e boas aventuras! Abraços da nossa família!

      Excluir
  5. Bom dia! Você pode passar contatos de guias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Su! Conheço dois guias na Chapada, um rapaz e uma moça. Você encontra eles no facebook, a moça você procura por Nanda Ecotrilhas e o rapaz você procura por Flávio Norte Tour.

      Nanda Ecotrilas
      face: https://www.facebook.com/nanda.ecotrilhas?fref=ts
      e-mail: ecotrilhasturismo@gmail.com
      Zap: +55 99 98124-8582

      Flávio Norte Tur
      Face: https://www.facebook.com/flavio.silveira.ribeiro?fref=ts
      Site: http://www.nortetur.com.br/

      Se for ficar em Riachão tem o Sr. Dourivan nos números (99)3531.0083 e (99)8848.3361 que leva os turistas em um 4X4 até o Encanto Azul por um preço bem bom! Facebook dele é Dourivan Gomes Rocha.

      Boa viagem!

      Excluir
  6. Boa noite. Estou planejando viajar para o Sul do Maranhão. Para conhecer as cachoeiras da Chapada das mesas, Pedra Caída e Riachão. Saindo de São Luis do Maranhão, de carro. Por onde devo começar meu passeio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Como vem da capital, deve vir por Imperatriz provavelmente. Este não foi nosso caminho, pois partimos de Fortaleza. Digo que de Fortaleza pra Chapada, toda a nossa viagem foi ótima, com estradas boas e tranquilas. Isso em 2014! Se você for chegar de manhã cedo em Carolina, pare antes no Complexo da Pedra Caída (para não ter que voltar), que estará ao seu lado direito na pista mesmo (tem uma placa Complexo da Pedra Caída). Lá tem várias trilhas, cada uma mais linda e mais cara que a outra (logo avisando). Mas são imperdíveis, escolha ao menos uma. Tem outras cachoeiras nessa região de Carolina fora deste complexo, mas vai precisar de guia e carro com tração. Depois de conhecer o complexo, pode seguir para a cidade de Carolina e dormir por lá. No outro dia seguir para cidade de Riachão (antes de chegar no riachão, preste atenção nas placas na estrada, do seu lado direito) verá uma sinalização para as Cachoeiras do Itapecuru ou Cachoeiras Gêmeas, paga só a entrada e um carro comum chega numa boa. Depois é chegar no Riachão (se precisar almoçar por la´tem uma opção boa e barata logo atrás do posto de gasolina lado esquerdo da pista) e depois pegar uma estrada até o Complexo Santa Barbara para conhecer o Encanto Azul e o Poço Azul. Para o Encanto você vai precisar de guia e carro com tração, no outro não, só pagar a entrada ou a pousada. Indico ficar hospedado lá mesmo e curtir o local que é maravilhoso! Olhe nossa postagem anterior e posterior a essa. Lá nós temos dicas de um guia para o Encanto Azul e outras coisas. Abraços e aproveite que o lugar é incrível!

      Excluir
  7. oi, eu estou pensando em fazer uma reserva nesse hotel na época do carnaval pois é o mais em conta. Porém precisa fazer um depósito antecipado, gostaria de saber se é realmente confiável e se você fez essa reserva também.
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa pela demora em responder, a gente estava sem acessar e agora que estamos retornando. Acho que depende do site, confirme sempre por telefone e e-mail da própria pousada suas reservas e só assim faça o pagamento.

      Excluir
  8. tem área de camping lá no refugio raiz.. bem perto do portal da chapada. só pra vocês poderem atualizar e te perguntarem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Também tem o Aldeia do Leão. Olha aqui: http://mochileirosecampistas.blogspot.com/2016/11/camping-na-chapada-das-mesas.html

      Excluir