sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pirenópolis/Goiás

Pórtico da cidade: Bem Vindo a Pirenópolis.
Saímos do Sesc de Caldas Novas depois do almoço e chegamos ainda de dia no Sesc de Pirenópolis. A entrada da cidade é uma gracinha! Adoramos!!! E ainda tem um Centro de Atendimento ao Turista no pórtico e outro no centro histórico.
Ao sair: Boa Viagem. Entradinha muito bem cuidada e linda!

As ruas são feitas com pedras e tem um ar de tranquilidade, apesar de muito movimento de carro em algumas horas do dia.
De verde: o Teatro

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Construída a partir de 1728 e considerada a maior e mais antiga construção religiosa do estado de Goiás.

Ruas lindas! Adoro cidades assim...
De noite fomos fazer um passeio a pé pela cidade. E...
nos apaixonamos por Piri!!!
Casa de Câmara e Cadeia: antiga cadeia pública
Foi construído entre 1916 e 1919 e hoje serve como Museu.

CAT: Centro de Atendimento ao Turista
Pense na alegria e na admiração da criança: imagino se tivesse visto as cavalhadas.
A Festa do Divino Espírito Santo foi introduzida em Piri no ano de 1826, proveniente de Portugal. A festa é uma expressão folclórica que relembra um ato dos apóstolos no dia de pentecostes (entre maio e junho). As Cavalhadas, assim como: os Mascarados, as Pastorinhas, a Congada, o Reinado e o Juizado, foram incorporados às festividades do Divino. As Cavalhadas foram trazidas pelos Jesuítas e na festa representam a batalha entre Mouros e Cristãos, a cavalo, por três tardes seguidas. 

Paramos para jantarmos uma deliciosa pizza: metade calabresa e metade frango. Muito boa!!! Bem em frente ao CAT da cidade.

Muito charmosa a igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Construída entre 1750 a 1754

No outro dia, conhecemos:
Ponte sobre o Rio Almas (para travessia de pedestres e carros)
O Rio serve para banhistas

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Construída em 1750, era usada como capela particular da família Frota, nas sacristias da igreja estão sepultados todos os membros da família. Atualmente ela está sendo adaptada para funcionar como um museu de arte sacra.

Ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo, a casa para idosos e creche: Aldeia da Paz. No local tem produtos em renda para comercialização. 

Teatro
Construído em 1899, hoje administrado pelo Estado e é usado para peças, concertos e eventos. Possui 160 poltronas e com camarim subterrâneo.

Quase meio dia e fomos almoçar neste restaurante
Tinha escrito: R$15,00 a vontade com sobremesas e comida feita no fogão à lenha
Quando chegamos, achamos que estávamos sendo enganados, pois o fogão a lenha não estava funcionando e a comida era trazida da cozinha (fechada) por uma jovem senhora, a gente não se servia, mas mesmo assim resolvemos ficar e...


não nos arrependemos. Muita fartura!!! A mulher encheu nossa mesa. Somente a sobremesa que era pouca, apenas uma porção de doce de leite. Mas também, não somos tão fãs de doces assim...
Ainda faltou a galinha assada, que ela trouxe pouco tempo depois para a nossa mesa. Comemos muito e ainda deixamos carnes e verduras.

Muito bom!

Ao lado do restaurante tem um ponto de moto táxi e o contato deles é este aí em cima. Para quem precisar.

Piri tem várias cachoeiras e o Parque dos Pirineus, mas como o acesso é por estrada de chão e não queríamos mais pegar estas estradas no momento e tínhamos apenas um dia para desfrutar, ficamos pela cidade mesmo deslumbrando a arquitetura local. Que é muito bonita!

Cachoeira do Abade, veja outras cachoeiras em:

Um comentário: