sábado, 24 de março de 2012

Cachoeira do Frade, Ubajara - CE.

 Na estrada para a Cachoeira e o balneário do Boi Morto, você pega esta estrada de cascalho a sua direita e segue até uma placa que indica a cachoeira a sua esquerda.
 Placa de indicação da cachoeira do Frade: aqui você deixa o carro e segue a pé pela trilha que começa junto a esta cerca.
 Siga a cerca até o final: cuidado pois a descida é bem íngreme.
 Nosso pimpolho tava no maior pique...
 Mas, quando chegamos até o rio, a mata simplesmente fecha e a gente começa a se questionar: - Será que é uma boa idéia??? Não encontramos ninguém no meio do caminho e como as dúvidas ficaram martelando... desistimos de continuar... chegamos na pousada (Senhor da Canoa) e fomos pesquisar na net e vejam só o que encontramos:


Foto do site: 1000 dias com Ana

Observem o tamanho dos obstáculos... realmente não podíamos colocar nosso filho em um local que exigia tanto de um adulto.


Mas a cachoeira vale muito o esforço... veja que linda... quando nosso filho fizer uns 10 anos de idade pode ser que seja mais fácil... então vamos voltar lá.

 
Por dentro da cachoeira.

Vejam também está reportagem sobre o local:
 

10 comentários:

  1. Sem noçao, o acesso e inviavel, a trilha e de um grau de dificuldade muito avançada. Nao recomendo a cachoeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, agradecemos demais a sua preocupação. Mas, como já dissemos antes, só iremos voltar quando nosso filho estiver pronto. Não se preocupe: ele é a nossa vida e é por ele que fazemos nossas aventuras... nunca, nunca, vamos forçar nada, sabemos o seu limite e foi por isto que não prosseguimos. Não é porque é meu filho, apesar da sua pouca idade, ele é bem espertinho na mata. Se você duvidar, digo que ele é melhor nas trilhas do que eu, que já levei vários tombos e graças a Deus, aqui estou para contar. Escutei também várias histórias de que a trilha é difícil, mas não é inviável, depende muito do seu preparo e do seu espírito de aventura. Não temos pressa, um dia voltaremos, vamos só aguardar o momento certo e se tivermos que voltar para trás no meio do caminho, voltaremos, segurança antes de tudo. Agradeço novamente... é bom saber que tem gente que se preocupa com a segurança dos outros. Obrigada e fica na paz.

      Excluir
    2. Ah, só mais uma coisa: nossa meta não é as cachoeiras, nossa meta é a aventura de aproveitar os detalhes mínimos, viver o respeito e fortalecer a união da nossa família.

      Excluir
  2. Meu nome é Tiago, Moro em Tianguá-Ce.
    Já fui varias vezes para a Cachoeira do Frade e pela sua descrição vocês param bem perto dos primeiros banhos antes de chegar na maior cachoeira... quando seu filho estiver pronto volte com certeza hoje em dia é difícil encontra pais que façam isso pelos seus filhos... Parabéns para você e familiares...
    Parabéns pelo post e pela resposta acima.

    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Tiago! Que bom que você gostou! Infelizmente nem sempre podemos agradar todo mundo, apesar de nos esforçarmos bastante. Quando voltarmos para esta trilha, iremos procurar alguém da comunidade, assim como você, que já tem experiência com o local. E pode ter certeza, a natureza nos proporciona muitas alegrias e conhecimentos, inclusive nos conhecer melhor e saber dos nossos limites. Sabemos que todas estas experiências irão permanecer para sempre na memória e irão ajudar na construção do caratér do nosso filho. Por isto, não abrimos mão das nossas aventuras, o aprendizado é gradual e infinito. Não precisa de muito dinheiro, basta ter um espírito curioso e feliz. É por isto que compartilhamos, para que outras famílias sejam incentivadas... e mergulhem fundo nesta vida maravilhosa.
      Um forte abraço para você e para todos que moram neste lugar maravilhoso que nós amamos muito: A Ibiapaba é tudo de bom e o nosso Ceará tem orgulho deste pedacinho do céu.
      Ah, se tiver alguma outra sugestão de trilha, ninguém melhor do que você para falar, conte aqui para todos nós. Obrigada!
      Família Melo

      Excluir
  3. é possível acampar na Cachoeira do Frade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. Mas é bom sempre ouvir os conselhos dos moradores da localidade. Para evitar surpresas. Boa sorte!

      Excluir
  4. Ainda bem que existem pessoas assim, parabéns! Bem, quero ir a sete cidades no Piauí e depois retornar a ubajara, ja fiz a trilha no parque e conheço a do boi morto, mas quero ir a essa do Frade, mas não irei de carro. Tem agências? Onde posso encontrar grupos? Irei em,abril, por favor se puder me passe detalhes para meu email: Well.campos@hotmail.com, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom diaaaaaa amigo!

      Saiba que nosso dia já se tornou melhor pelo seu comentário carinhoso! Parabéns para vocês que espalham o bem e boas palavras, de incentivo e motivação. Amamos! Que legal que vai para nossa amada Ubajara! De imediato, já te informamos que o que sabemos no momento atual, o bondinho de Ubajara não está funcionando, infelizmente. E não sabemos se a trilha do Parque Nacional até a gruta está aberta, pois fica pesado descer e depois subir sem a ajuda do bondinho. Mas se tem preparo físico e disposição, vale a pena ir até lá perguntar. Sei que a pergunta não foi sobre o Parque Nacional e o seu bondinho, mas falar de Ubajara fica impossível não associar ao Parque Nacional. Então deixamos nossa dica aqui sobre, para não criar muitas expectativas quanto a atração neste momento. Agora sobre sua pergunta, a cachoeira do Frade fica no mesmo caminho para o Boi Morto. Na curva a esquerda para seguir para o Boi, você passa reto na estrada de terra que vai para a do Frade. Tem uma placa a esquerda onde vai parar (pelo menos tinha quando fomos). Nunca ouvimos falar de agências em Ubajara. Os únicos guias que conhecemos ficam no Parque. Como não vai de carro, te indicamos pegar um moto táxi e combinar com ele o horário do retorno. Busque ir no final de semana, como a trilha não é muito procurada/conhecida, pode ser que você ache fácil no fim de semana algum grupo no local que fará a trilha ou algum morador que sirva de guia. No dia que fomos (na semana), não encontramos uma viva alma rsrsrsrs Tentamos fazer sozinhos, mas achamos melhor voltarmos, pois não tínhamos informações básicas da trilha, como distância e as dificuldades. Por favor! Se conseguir fazer, volte e nos conte sua experiência, queremos muito saber para fazê-la no futuro. Abraços da nossa família!

      Excluir