domingo, 4 de setembro de 2011

Salvador, Ba.

 Igreja do Senhor do Bonfim
Pode não ser a mais bonita, mas é a mais conhecida da Bahia, principalmente por causa de uma festa que dura o dia inteiro e as baianas aparecem para lavarem seus degraus. A Igreja fica no Largo do Bonfim, Cidade Baixa. PS: Prepare-se para o assédio de vendedores, flanelinhas e pedintes.
O Altar da Igreja do Bomfim

  Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat
Está localizado no litoral de Salvador, na atual rua da Boa Viagem. Do Forte podemos avistar a Baía de Todos os Santos, a Ilha de Itaparica, a Cidade Baixa, o Porto e grande parte do litoral da Bahia. O Forte foi palco de várias batalhas, inclusive da Sabinada.

 Ao lado esquerdo o elevador Lacerda , embaixo o Mercado Modelo e no fundo o Forte de São Marcelo.

 Marinha


Elevador Lacerda (para descer ou para subir você paga alguns centavos apenas).
O elevador faz a ligação da cidade baixa com a cidade alta.

Embaixo temos a esquerda a Marinha e a direita o Mercado Modelo. Junto com o centro, onde os baianos chamam de comércio. Encontramos apenas dois estacionamentos fechados, no qual nos cobraram R$7,00 por hora.
Na parte de cima, encontramos o Palácio do Governo, a Prefeitura, a Câmara dos Vereadores, a Cruz Caída, a Praça da Sé, Igrejas, inclusive a de São Francisco, mais conhecida como a Igreja de Ouro, com seus oitenta quilos de ouro decorando-a por dentro e claro, o pelourinho.



 Mercado Modelo

A Igreja de São Francisco é a do lado direito, lá no fundo. Na hora em que fomos ela não estava aberta para visitações, mas consegui pela internet uma foto dela.


Uauuuu! Que coisa, não?
 Palácio do Governo

Mais uma Igreja que a Bahia tem, são muuuitas.
Dorival já dizia: 
365 igrejas, a Bahia tem
365 igrejas, a Bahia tem
Numa eu me batizei.
Na segunda eu me crismei.
Na terceira eu vou casar com a mulher que eu quero bem.

 Pelourinho


 Foto tirada no Elevador Lacerda. Sempre pensei que o Elevador Lacerda fosse panorâmico, mas tive uma decepção com isso. Ele é um elevador completamente normal. Ao menos, o corredor até chegar nele, tem janelas de vidro e a visão não deixou nada a desejar. Ebaaa!

Na Praça Tomé de Sousa, vamos encontrar ainda:
Câmara dos Vereadores,

Prefeitura

 e o Palácio Rio Branco (construído pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, em meados do século XVI).

 Dentro do Mercado Modelo

Visitar Salvador foi um pouco complicado pra gente por dois motivos: o primeiro foi estacionar, tem vários pontos no centro para estacionar, mas deve-se confiar nos guardadores de carros que estão instalados em cada esquina. Ficamos com receio, pois tudo nosso estava no carro, então conseguimos (depois de duas voltas) achar um estacionamento fechado, que por hora cobrava R$ 7,00. Outro motivo é a aproximação constante de pessoas que vem oferecer mil e uma coisas, chega a ser um constrangimento tanta insistência. Mas se você ficar atento, tiver cuidado e pegar seu mapinha lá no próprio elevador Lacerda, não tem muito perigo não, pois é só seguir a regra no centro histórico: em hipótese nenhuma entre para a direita. Um pouco assustador, né? Mas foi o que todos nos recomendaram. Dizem que existe uma favela no pelourinho nesta direção e que tem coisas para turista nenhum ver por lá. Ficamos até curiosos, mas preferimos não arriscar.
Mas como é linda Salvador! Adoramos!!!

2 comentários:

  1. Adoramos suas fotos e o blog.
    Estamos tentando fazer um giro pelo Brasil, na medida do possível, utilizando as estruturas dos SESCs.
    O último passeio aconteceu recentemente, em Fortaleza, e adoramos.
    Pretendemos visitar a Bahia/Salvador e gostaríamos de saber se vocês se hospedaram no SESC de lá.
    Somos do Rio de Janeiro, meu nome é Carlos Henrique e meu e-mail é carlosssrj@hotmail.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes por você ter gostado Carlos. Infelizmente, nós não nos hospedamos no Sesc de Salvador, nós ficamos na Chapada Diamantina (camping) e quando descemos, ficamos na cidade de Feira de Santana(pousada). Nós não somos muito fãs de cidades grandes, queríamos só conhecer o básico da capital e isso dá para fazer em um dia. Nossa família gosta mesmo é de trilhas, mata, grutas,animais e cachoeiras. Mas, não resistimos, chegar tão perto e não conhecer esta cidade. E não nos arrependemos, Salvador é linda! Apesar de não ficarmos tão tranquilos quanto em cidades pequenas. Se for a Salvador de carro, tente ir até a Chapada Diamantina, o lugar é um sonho inacreditável. Natureza encantadora e surpreendente. Ah, que bom que você é do Rio, somos loucos para conhecer Petropolis e Teresopolis, e claro, fazer o que fizemos na Bahia, não podemos deixar de ver a cidade(capital), nem que seja por um dia. O Sesc daqui vai fazer uma viagem (turismo social) em novembro para o Rio, quem sabe não iremos?!? Você conhece o Sesc daí? Ah, o Sesc de Salvador é:
      Endereço

      Avenida Octávio Mangabeira, s/n, Salvador - CEP: 41650-150

      Tel. (71) 3367-8520 • Fax: 3367-8511 • E-mail: reserva@sescbahia.com.br
      http://www.sescbahia.com.br

      Aproveite e se divirta bastante. Boa viagem e qualquer dúvida... teremos o prazer em poder ajudar. Um abraço da nossa família!

      Excluir