Estrada de terra que leva os moradores e visitantes de Varjota até os rios que se formam com as águas do açude Araras. Um deles é o Balneário Beira Rio o Pereirão: ótimo para crianças pequenas tomarem banho e depois a família comer um Cará assado de primeira.
Na entrada da cidade, tem um morro chamado de Gruta do Açude Araras, a pista (estrada) faz um V, neste morro o padre da igreja católica celebra missas em certas datas, no alto dele tem uma imagem de São Francisco da Gruta (como chamam).
Do alto da Gruta, temos uma visão belíssima do açude e da mata verdinha.
O grandioso Açude Araras!!! Então, quando vejo estas imagens, me questiono: porque ainda temos "seca" no nosso Estado?!? E pior, porque continuamos sempre com as mesmas soluções ultrapassadas de utilizarmos "carros pipas"??? Vejo tudo isto com muita decepção e desgosto. Tenho certeza que por de trás disto tudo, temos muita corrupção e clientelismo. Alguém está sendo muito beneficiado com a necessidade básica e vital do ser humano e não são os mais necessitados. Ora, Estados Unidos e Israel, conseguiram transformar regiões desérticas em grandes pólos de agricultura, tecnologia e entretenimento, porque nós não conseguimos? Podem inventar todas as desculpas do mundo, mas se tem solução, porque não solucionaram este problema massacrante e deprimível a vidas já tão sofridas??? Lamentável... aonde nós chegamos... esperar por milagres e chuvas. Não é assim que nossos irmãos dizem: "- Vamos esperar ajuda de Deus, que Ele traga chuva!" É de partir o coração!
Muito verde!!! Vista do alto da gruta.
Os rios que se formam com as águas do açude Araras, no meio do verde lindo, em pleno sertão do Ceará.
O lindo e grandioso açude Araras!!!
Este é um posto de gasolina que fica na estrada e dispõe de dormitórios. E esta é a estrada ao lado do lindo açúde Araras. Quando fomos, saimos de Fortaleza pela BR-020 até Canindé e depois fomos para Santa Quitéria e de lá pegamos a estrada para Varjota. Se não nos enganamos é a CE-366 que está em boas condições.
Um pouco da história da Cidade:
Desde os anos 70, o atual município de Varjota, conhecido anteriormente como Araras, então distrito de Reriutaba,
já possuía os requisitos necessários para se emancipar. A ausência de
forças políticas adiou o processo emancipatório que só veio a ocorrer em
1984,
graças ao enfraquecimento político decorrente da disputa pelo poder
entre o prefeito e o vice-prefeito de Reriutaba (Ivan do Vale Rego e
João Macedo Ximenes). Esta disputa resultou na intervenção estadual no
município.
Depois de um longo processo na Assembléia Legislativa, no dia 21 de abril
de 1984 realizou-se em todo o município de Reriutaba o plebiscito
referente à emancipação política do então distrito. Compareceram quase
9.070 dos eleitores inscritos, que votaram pelo sim à emancipação.
Situada na porção noroeste do Estado do Ceará, no bioma caatinga, o município de Varjota é conhecido na região pelo Açude Araras,
que além de ser uma atração turística, especialmente por ocasião da
"sangria" de suas águas, é fonte de riqueza para as cidades e povoados
situados às suas margens graças ao pescado, à agricultura irrigada e de vazante e ao suprimento de água potável. Oficialmente o Açude de Araras é chamado de Açude Paulo Sarasate,
sendo o quarto maior açude do Ceará, com uma bacia hidráulica com
capacidade para 1 bilhão de metros cúbicos. É administrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
O município destaca-se na região por ter um comércio forte e, mais recentemente, por ser um pólo de fruticultura irrigada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário