sábado, 6 de abril de 2013

Projeto Tartarugas do Delta em Luís Correia/Piauí

Este projeto fica no Sesc da praia de Barro Preto em Luís Correia no Piauí. As ações do Projeto, são: de pesquisa (monitorar as tartarugas marinhas); Educação (com campanhas ambientais) e Geração de renda (estimulando o envolvimento comunitário). Aqui, nós fomos muito bem recebidos por um grupo de pesquisadoras que nos ensinaram muita coisa sobre as tartarugas que visitam as praias do Piauí.

Esta é uma pequena amostra do trabalho delas com a comunidade local para divulgar o artesanato com produtos e temas da região. Uma ótima oportunidade para geração de renda das famílias do local!

Você sabia que das sete tartarugas existentes no mundo, cinco delas visitam as praias do Piauí? São elas: de pente, de couro, oliva, verde e cabeçuda. Nosso pimpolho adorou aprender os nomes delas e ficou muito interessado pelo material pedagógico que as pesquisadoras entregaram para ele. Tanto que levou para o colégio para amostrar aos coleguinhas o que aprendeu.

Aqui, podemos ver alguns ovos de tartarugas (que são bem redondinhos), alguns filhotinhos que não sobreviveram e uma réplica da desova das tartarugas.
Algumas artes de pesca comprometem as tartarugas marinhas por afogamento ou amputação dos membros. É importante esclarecer e orientar os pescadores sobre o assunto para a preservação da espécie.

Do lado esquerdo, podemos ver dois saquinhos, eles estão cheios de plásticos e outros objetos de uso humano e foi lamentável, triste e vergonhoso saber que foram retirados desta pequena tartaruga que está neste aquário. Boa parte delas, adoecem e morrem ao se alimentar do lixo que o ser humano descarta no mar.


Adoramos a ideia dos puffs de garrafas pets... ficaram lindos, confortáveis e o meio ambiente agradece.

Nosso filhote concentrado, assistindo ao vídeo que mostra a história da vida das tartarugas, desde o nascimento até a sua reprodução. Muito lindo!

 Espaço das crianças para a educação ambiental.

Um dos locais na praia (Barro Preto) que tem ovos de tartarugas monitorados e esperando o tempo para nascerem. No litoral do Piauí a temporada reprodutiva ocorre entre os meses de janeiro a julho. Você sabia que as tartarugas são animais migratórios e atigem a idade reprodutiva com aproximadamente 30 anos e geralmente desovam na mesma área que nasceram? Que as fêmeas liberam entre 100 e 120 ovos e que dependendo da espécie, os filhotes ficam enterrados durante 45 a 70 dias, até o nascimento? Que de forma geral, estima-se que para cada 1000 filhotes, apenas 1 ou 2 atigem a idade reprodutiva?
Que são répteis que existem há mais de 150 milhões de anos e que estão ameaçados de extinção?

Pesquisadoras do Projeto e o nosso filho. Todas educadas, interessadas e dedicadas. Adoramos! Um abraço meninas! Especialmente para Edlayne (a do meio), que torceu muito para que coseguíssemos assistir o nascimento das tartarugas... peninha... não deu... ainda voltaremos... tentaremos novamente... Vamos voltar em outra oportunidade, para ver se temos mais sorte em vê-las nascer!

Contatos do Projeto:
(86)9950-9458
(86)9425-7298

Localização:
Complexo Turístico Sesc Praia
Estrada PI 116 - Km 7,5 - Praia do Barro Preto, Luís Correia/PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário