terça-feira, 2 de abril de 2013

Passeio de lancha para ver os jacarés no Delta do Parnaíba/Piauí


Nós fizemos o passeio de lancha com o Sr. Maika no Delta do Parnaíba e partimos do Porto dos Tatus em Ilha Grande no Piauí. O Porto das Barcas não estava sendo tão utilizado por causa da baixa das águas devido a falta de chuvas. Partimos sem muitas espectativas de ver animais, mesmo sabendo que seria possível ver até jacarés, mas, como na natureza ninguém pode mandar, saímos de lá esperando o mínimo. Acertamos o preço (muito justo) e partimos...

Passamos por vários barcos como estes... são pescadores procurando pelo sustento da família.

Apreciando a linda paisagem do Delta!

Tentei registrar a melhor foto deste macaco mas, ele é muito apressadinho e ligeirinho. Quando percebeu a paparazzi... se mandou. Tão estrela o fofucho!

 Uma paz... gente, nunca me senti tão feliz com tanta tranquilidade!

 Os mangues e os caranguejos...
 Você sabia?
Todo siri é, na verdade, também um caranguejo. A explicação é simples: siri não passa de um nome popular dado aos membros da Portunidae, uma das várias famílias de caranguejos. Ambos pertencem a um grupo maior de crustáceos, os decápodes, que, como diz o nome, têm como principal característica o fato de possuírem dez patas - o que faz com que camarões e lagostas também pertençam à mesma turma. A diferença mais evidente entre os siris e as demais espécies de caranguejo está no formato das duas patas traseiras. "Nos siris, elas não são pontiagudas - como nos outros caranguejos - mas achatadas e amplas. Graças a essa característica, o siri é o único caranguejo capaz de nadar", afirma o biólogo Sérgio Luiz de Siqueira Bueno, da USP. O tamanho varia muito de uma espécie para outra, mas os maiores siris não passam de 20 centímetros de envergadura, enquanto certos caranguejos podem chegar a até 50 centímetros. Para completar, existem ainda algumas diferenças de hábitos entre eles.
Ao contrário dos outros caranguejos, os siris são animais exclusivamente marinhos - não vivem em água doce, embora, eventualmente, entrem em manguezais. Já o estranho andar de lado dos siris só costuma ser imitado por outros tipos de caranguejo quando eles se sentem ameaçados.
Detalhes tão pequenosLateral do corpo e patas traseiras distinguem siris dos outros caranguejos

SIRI
As laterais do corpo são pontiagudas
O par de patas traseiro é mais achatado e elas funcionam como nadadeiras

CARANGUEJO
A lateral do corpo não tem nenhuma grande saliência
Todas as patas são pontudas.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-siri-e-caranguejo
 Lindos!

 
 Gente! E "nué" que nós encontramos o "bixu"! rsrsrsr
E não foi só um não, foram dois! Sortudinhos... nós, claro!

 Bem de pertinho e aquele friozinho na barriga... Eu pensava: -Seu Maika esse bicho não vai pular na gente não, né?

Seu Maika adora estes fofinhos e nós também adoramos e rimos muito deles. São uns peixinhos que tem quatro olhinhos e quando assustados, nadam por cima da água.

 Que maravilha!

 Os peixes quatro-olhos. Muito rápidos!

 São quatro horas de passeio que deveriam durar pelo menos 12 horas... é muito bom!

 Nosso filho querendo ajudar Sr. Maika para ancorar a lancha.

 Nesta parada nós temos o encontro do rio com o mar e o banho é obrigatório.
 Muito bom... a água nem é totalmente doce e nem tão salgada.
 O mar, o rio e a areia... e nada mais. Sozinhos e em paz.
 Muito lindo!
 Visitas inesperadas... eles não: nós!
 De volta ao rio e mais pássaros voando...

 e patos descansando.

Eu a-do-rei a imagem destas árvores... meu esposo não entendeu... mas depois eu lhe expliquei... como adoro filmes de terror e suspense... olhei para elas e fiquei deslumbrada e hipnotizada... muito assustador se vocês pensarem em assombrações... kkkk
 uhhhh... minha imaginação é osso!

 Ilha das Canárias no Maranhão e não no Piauí.
A região do delta do Rio Parnaíba cobre 2.700 km² de área, dos quais 35% pertencem ao Piauí e 65%, ao Estado do Maranhão. A Ilha das Canárias em Araioses-MA é a segunda maior ilha do Delta do rio Parnaíba, perdendo apenas para ilha Grande no Piauí. Ela abriga um povoado de pescadores com mais de 2500 habitantes.
A história de Canárias tem marco inicial 1806, quando um pescador cearense de Acaraú, juntamente com três companheiros atraídos pela produção farta de peixes e com o objetivo de implantar a pesca de curral na barra dos mergulhões que posteriormente passou a ser chamada de canárias, devido a grande quantidade de pássaros denominados canários na região e uma planta que servia de alimento para os animais, chamada canarana. Assim o povo começou a viajar para a ilha dos canários ou da canarana.
Hoje a ilha das Canárias é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta do Rio Parnaíba, sua população é de aproximadamente 2500 habitantes distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara. Existem pousadas e restaurantes e é um local ideal para passeio de turistas.
Fonte: http://wikimapia.org/8162889/pt/Ilha-das-Can%C3%A1rias


 Foi difícil mas, conseguimos. Tentei muito tirar a foto deste passarinho azul e só consegui quando ele parou. LINDO! Você já viu o passarinho azul?

 Nossa! Que lindo você também!

 Não encontramos cobra, apenas a sua pele, uí, aonde será que ela tá agora?

 Tranquilidade

 Dunas

 Em cima das dunas apreciando o fim da tarde no Delta

 Iguana
 Porto dos Tatus

 Estacionamento na casa da Dona Deusa

 Estacionamento em frente a casa da Dona Deusa

A estrada para o Porto dos Tatus é longa e não tá nada boa... vimos alguns pontos que estão reformando... esperamos que da próxima vez estejam boas... Todas as estradas que pegamos no Piauí estavam boas, menos para o Porto dos Tatus. A entrada preferida para o Delta... uma vergonha. Autoridades façam alguma coisa! Que feio!!!

Vou fornecer para vocês, dois contatos que foram bastante indicados para fazer o nosso passeio de lancha no Delta do Parnaíba:

Contato com Sr. Maika com quem nós fizemos (passeio de lancha):
(86)9988-6010
(86)9495-2894
(86)8813-9273

Contato com Pedro, nativo conhecido como o holandês, sabe falar  diversas línguas (passeio de lancha):
(86)9933-8839


Nenhum comentário:

Postar um comentário