terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Filmes sobre Judeus




Nossa Nota: 10. Obs: O filme nos mostra, que apesar de vivenciar uma guerra, a generosidade e a piedade, podem existir. Como é bom nutrir bons sentimentos e ter compaixão pelos opostos. O mundo gira e tudo passa, nada é eterno, a não ser o que você deixa de bom para alguém. Ser a diferença na vida do outro é a vitória. 
Sinopse (O pianista):
O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que  levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe. 

Nossa Nota: 10. Obs: Um filme para  não esquecer o passado e valorizar o presente. 

Sinopse (Matemática do Diabo):

Hannah Stern (Kirsten Dunst) é uma jovem de origem judaica, que não dá a devida importância para suas raízes. Tudo muda quando, misteriosamente, ela volta no tempo e vai parar em 1941, na Polônia, quando o país foi invadido pelo nazistas. Sem entender direito o que está acontecendo, ela acaba sendo presa e mandada para um campo de concentração. Apesar de nunca ter dado a devida atenção, ela sabe que seis milhões de judeus morrerão nos próximos anos.



Nossa Nota 10. Obs: a infância é algo que devemos cultivar em nossos corações para o resto da vida... a verdadeira sabedoria divina está na amizade e na igualdade sem discriminações. 

Sinopse (O menino do pijama listrado):

Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.


Nossa Nota: 10. Obs: O filme nos revela como a felicidade pode vir de dentro para fora...   depende de como você enxerga a vida e decide ser o verdadeiro motivador de si próprio.

Sinopse (A vida é bela):

Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Nossa Nota: 10. Obs: O filme nos mostra que até na nossa fé devemos ter moderação.

SINOPSE (Os anjos da guerra):

Haley Joel Osment (o garotinho de Inteligência Artificial e O Sexto Sentido) e Willem Dafoe (de O Homem Aranha) são os astros deste filme de guerra passado na Polônia, logo depois da invasao nazista de 1939. Haley interpreta Romek, um garoto judeu de 11 anos separado da família, pouco antes da deportação de todo o gueto para os campos de extermínio. Escondido dentro de um saco de batatas, ele é levado para um vilarejo, onde é adotado por um casal de fazendeiros. Mas Romek luta contra todas as adversidades, desde o ciúme do filho do casal ao pelotão alemão que fiscaliza o local e desconfia de sua origem.

Nossa Nota: 10. Obs: O filme nos mostra que  o poder e o dinheiro não é algo para ser usado somente para si próprio... ele pode valer a vida dos outros.

Sinopse (A lista de Schindler):

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário