sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Olinda, Pernambuco.

 Litoral de Olinda

 Mercado da Ribeira, onde vendiam escravos, hoje abriga lojas de artesanato e os bonecos gigantes famosos de Olinda.
Em Portugal existe um Mercado da Ribeira, mas o de Olinda é mais antigo. Ele data do século 16, e durante muito tempo foi um shopping de escravos - o mais antigo do Brasil a resistir ao tempo. Nos calabouços em que os negros esperavam o leilão hoje funcionam em torno de 15 lojas de artesanato.

É uma contradição tanta violência ter acontecido num local tão bonito. O Mercado fica no alto de um dos morros de Olinda, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade de Recife.

Entre os suvenires que podem ser encontrados por lá, estão peças de barro, artigos de renda, couro e palha. Do outro lado da rua estão as ruínas do antigo Senado de Olinda, de onde, em novembro de 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito pela independência do Brasil.

Além do artesanato, de tempos em tempos o Mercado da Ribeira recebe eventos de música e cultura popular, sempre gratuitos. Durante o Carnaval, é um dos redutos mais frequentados.
Fonte: www.overmundo.com.br/guia/mercadodaribeira

 Casa de Alceu Valença, dizem que ele costuma tocar e cantar no sobrado em alguns dias da semana.
Outra casa do cantor em Olinda.   




Igreja da Misericórdia
Localização: Rua Bispo Coutinho, s/n, Alta da Sé
Fone: (81) 3494.9100
Visitação: a Igreja está em reforma.

Construída em 1540 por ordem da Coroa Portuguesa, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia é um pequeno templo católico da cidade de Olinda. Em 1630, o estabelecimento foi saqueado pelos holandeses e incendiado no ano seguinte. Depois da saída dos flamengos, em 1654, a igreja foi restaurada e a irmandade reconstruída.
A Igreja da Misericórdia possui um adro com muros de arrimo e escadaria de acesso assimétrico. Atualmente, o estabelecimento conserva a sua fachada primitiva, com uma feição geral barroca e com reminiscências da renascença portuguesa. O frontispício, em torno da entrada única, possui duas volutas que se alçam sem apoio, e sobre elas um brasão real em relevo.
O púlpito, em talha dourada, tem as insígnias da Casa D’Áustria. O forro também é de talha e nele se enquadram painéis pintados, um dos quais, o central, representa a Nossa Senhora da Misericórdia. As edificações contíguas à Igreja de Santa Casa da Misericórdia foram demolidas, dando lugar a um colégio de freiras, formado pelas Monjas da Ordem Beneditina.


 Mercado livre da Praça da Sé, com muita comida típica, principalmente tapioca e acarajé.

Vista da Praça da Sé
Ladeira da Misericórdia
 Passeio de trenzinho pelos principais pontos: R$ 7,00 por pessoa. O guias e o trenzinho ficam na Praça do Carmo.


Igreja do Carmo: esta é a mais antiga Igreja da Ordem Carmelita no Brasil, datada de 1588. O Convento foi demolido no início do Século XX. (Esta foto não é nossa, depois colocaremos uma nossa).
Casarios de Olinda.

 Igreja da Sé (Esta foto não é nossa, depois colocaremos uma nossa)

 Elevador panorâmico (quando fomos, ele ainda não havia sido inaugurado e hoje é um presente para turista nenhum colocar defeito).

Olinda, em Pernambuco, vai completar 30 anos como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Por isso, ganhou um presente que revela ângulos novos da cidade para os moradores e os turistas.
Não há lugar mais visitado em Olinda do que o Alto da Sé. A imponente catedral do século XVI é o principal monumento da cidade histórica. Foram necessários três anos de trabalho e R$ 4,5 milhões para deixar de cara nova o mais antigo cartão postal de Pernambuco.
O emaranhado da fiação dos postes, não aparece mais. A rua agora é um calçadão para os pedestres. As barracas de artesanato têm novo endereço: um mercado com vista para o mar.
O Alto da Sé é uma festa para os turistas. Está sempre movimentado. Um lugar com música e sabores.
O maior presente de Olinda para comemorar os 30 anos do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade é o elevador panorâmico. Se os baianos têm o Elevador Lacerda, os pernambucanos, agora, têm o Elevador da Cidade Alta.
O elevador fica no ponto mais alto de Olinda. Por causa dele, o antigo prédio da caixa d’água que ainda abastece a cidade, ganhou uma nova função: se transformou em um mirante privilegiado.
No lugar, a 20 metros de altura dá para ver Olinda por inteiro. E são imagens deslumbrantes que só agora são descobertas pelos turistas e moradores. “Nem a gente que mora aqui em Pernambuco imagina que seja tão bonito”, revela uma jovem.
Beleza em todas as direções: o farol, as torres de 22 igrejas do sítio histórico, o Recife e seus edifícios, o mar a se perder no horizonte. Um passeio por imagens e emoções.
Informações tiradas do site G1 da Globo.

Provamos e Aprovamos: OH!!! Linda cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário