sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O que fazer em Veranópolis no Rio Grande do Sul

Portal Monumento (inaugurado no ano de 2000)

Veranópolis já foi local de repouso dos tropeiros. Em 1885 foi instalada a Colônia Alfredo Chaves pelo Governo Imperial e a partir daí, começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos. Pouco depois, os poloneses. Em 1898 passou a categoria de Vila e em 1944 passou a se chamar Veranópolis "cidade de veraneio". Hoje, Veranópolis também é conhecida como a "Terra da Longevidade", por conta de pesquisas cientificas que apontaram que os hábitos da comunidade veranense, proporcionam um vida mais saudável e prolongada. Outra curiosidade é que a cidade também é conhecida como Berço Nacional da Maçã, por ter sido pioneira no cultivo desta fruta.
Vamos conhecer alguns pontos desta cidade?

 1. Belvedere do Espigão
Um mirante onde podemos ver o leito do Rio das Antas, a Estação Férrea do Rio Jabuticaba, a Casa de Máquinas da Usina Hidrelétrica de Monte Claro, a Ponte de Estrada de Ferro e os acessos aos túneis sob as montanhas. No local tem restaurante.

 Vista do espigão

 Vista do Restaurante Parada 99 no Belvedere

2. Mirante da Serra
Inspirado na Torre CN de Toronto no Canadá, o Mirante da Serra é o único no Brasil com restaurante giratório. Tem 79,5 metros de altura e o acesso é feito por um elevador panorâmico. O restaurante completa seus 360 graus em duas horas. No local é possível visualizar as belezas da cidade e da Serra Gaúcha através de algumas lunetas espalhadas.

3. Ponte Ernesto Dornelles

Conhecida também como a Ponte do Rio das Antas. Localizada no limite de Veranópolis e Bento Gonçalves, tem 278 metros de comprimento e 9 metros de largura. Inaugurada em agosto de 1952.

4. Parque dos Três Monges
Distante 6 km do centro por via não pavimentada. Com vista para a maior queda d'água do Município, com 112 metros de altura.

 5. Cascata da Usina Velha
No local, encontra-se a ruína da primeira usina de geração de energia elétrica do interior do Rio Grande do Sul e duas quedas d'água com cerca de 7 metros de altura. Acesso por via não pavimenta a 8 km da cidade.

6. Casa Saretta
Construída em 1905, foi sede da primeira Agência de Correios da cidade. Hoje, abriga a Secretaria de Turismo e a Associação dos Artesãos.



Veja este belo vídeo da Prefeitura de Veranópolis:

Venha conhecer esta terrinha misteriosa e bonita da Longevidade!

Adoramos ter passado por aqui!

Um comentário:

  1. Com certeza vou conhecer este belo município gaucho.
    Maravilha de Sul do País!

    ResponderExcluir