quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cachoeira da Pirapora, Viçosa, Serra da Ibiapaba, CE.

Estrada que liga Viçosa-Ce até o distrito de Padre Vieira-Ce.  Depois de Padre Vieira: a fronteira Ceará com o Piauí.

Para quem vem de Viçosa, quando chegar na SEFAZ - Secretaria da Fazenda, pegar a primeira estrada de terra (a sua direita), que fica logo do lado da fiscalização. Ou seja, não chega a passar da Sefaz, pois a estrada a pegar é a que fica antes do Posto e colada com ele. 
Para quem vem do Piauí, passou a Sefaz, pegar a estrada a esquerda, colada com o posto. E fazer o resto do caminho já citado de cima.
Alguns metros nesta estrada, observe que tem uma entrada a sua esquerda com terra mais clara (tipo areia de praia), entre aqui e siga até o restaurante/bar onde você pode estacionar e pegar a trilha.

Você chegou nas primeiras cachoeiras: estacione o carro e se prepare para a trilha.

Se quiser, tome um banho nas primeiras quedas d'água e aproveite um pouco do lugar que também é muito bom! Quer dizer: tirando o som dos carros e do barzinho que fica no local.

Aqui, você vai ter que atravessar por cima (se não quiser se molhar) e ir para o outro lado: é por lá que a trilha começa.

Atravessando...

Vista do outro lado...

Nas pedras, já dá para perceber o começo da trilha...

A trilha tem algumas dificuldades: você tem que se abaixar, tomar cuidado com os cactos e espinhos de plantas no chão e nas folhas e já no final descer uma trilha de pedra, mas nada de muito grave. Nosso filho tirou de letra! Acho que facilitou por ser pequeno e já acostumado, não saiu com nenhum arranhão e é que não estava preparado (roupas adequadas). Saiu só de sunga de uma das cachoeiras para a outra. E eu? Fiquei toda arranhada e ainda levei dois tombos na pedra, mas é bom demais!


Na hora que a gente mais precisa de espaço, aparece um monte de espinhos pelo caminho. Sorte do nosso filho!!! Desviou direitinho!!!

Quando você perceber que a trilha sumiu, não fique triste e nem volte, siga o som das águas para a sua esquerda e ...

SURPRESA!!! Cuidado!!! Você acha que não encontrou nada, mas é que você está em cima da cachoeira e a altura é de deixar qualquer um zonzo! E agora??? Como descer??? Depois de pensar um pouco, atravessamos para o outro lado e... PLUFT... outra trilha apareceu.



Adrenalina pura!!! Tentar tirar uma foto daqui de cima não é pra qualquer um, muito cuidado é pouco.

Agora é só terminar de descer a trilha (com pedras) para apreciar a vista lá de baixo.


 Chegamos!!! Foi aqui que levei os dois tombos na hora de ir embora, acho que na verdade é que eu não queria partir.

 MARAVILHOSA!!!!
 MEU DEUS!!!
 O filhão aproveitando para brincar na areia. Aqui tem um espaço muito bom para fazer piqueniques, mas lembrando que todos nós somos responsáveis pela preservação do local. Não adianta pedir desculpa depois que agride a natureza, não tem volta positiva, por isso vamos cuidar por onde andamos e preservar a natureza sem lixo. Ficamos muito tristes ao vermos lixo no local, se tivéssemos levado um saco de lixo grande teríamos juntado tudo o que achamos pelo caminho. Uma pena!

Este lixo que achamos, estava tão arrumadinho, que estamos torcendo que algum cidadão de bem tenha juntado para depois buscar...

Como um ser humano pode ser tão nocivo para si próprio? Quanta ignorância e falta de respeito! Por favor não é tão difícil! Se conseguiram levar, pois tragam de volta e coloquem no seu devido lugar! A gente precisa da natureza!

 MUITO LINDA!!!
Nossa maior e melhor descoberta na Serra da Ibiapaba (junto com Ubajara e o seu Parque Nacional). Ficamos muito felizes com o lugar e pretendemos voltar mais vezes!!!
ENCANTADA!!!

 Na volta, a hora dos meus dois tombos seguidos, mas não larguei a máquina fotográfica.
AMAMOS!!!!
Uma dica para não nos perdermos em uma trilha que não seja bem marcada e sinalizada: fazer marcações no chão. Nós colocamos pedras e paus, fazendo um morrinho para identificar a nossa entrada para o lugar certo (foto a cima). Outra ideia boa é levarmos retalhos de pano (ou fitas) para amarrarmos em galhos, mas só em último caso! Se você realmente ficar sem opções naturais para marcar o caminho e a trilha tiver muitas divisões que possam atrapalhar o seu retorno com segurança. Pois marcar o caminho com migalhas de pão como João e Maria, não dá! Mas lembre-se de recolher os retalhos de panos e fitas dos galhos  na volta, ok? Obs: Existe GPS para trilhas (não são baratos).


 Meu pé todo enrrugado da água (não queria sair) e cheio de arranhões da aventura. Valeu demais!!!

UFA!!!
Esta plantinha linda é cheia de espinhos e fica na altura do rosto... preste atenção.

De todas, com certeza é a nossa preferida da Serra Grande! Trilha com dificuldades na medida e uma cachoeira de tirar o fôlego! Uma queda d'água grande e um ótimo espaço para nadar e até passar o dia todo sem fazer nada, deitado na areia e apreciando o som da natureza. E ainda por cima: de GRAÇA!!! Muito MARAVILHOSA!!! Um patrimônio da humanidade! Por favor: PRESERVEM este ENCANTO cheio de VIDA e ALEGRIA!!! O futuro merece e precisa deste lugar também!

10 comentários:

  1. Moro em Parnaíba. Nessas férias resolvi passear em Viçosa e fiquei encantado com a beleza e principalmente com o clima. Quando me aposentar estou pensando em morar em Viçosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Nós visitamos este ano Parnaíba! E adoramos! O passeio de barco, as lagoas, as praias, a tranquilidade, as pessoas, a natureza. Tudo! Nós também pensamos em um dia morar próximo a natureza! E a Serra Grande também é a nossa primeira opção! rsrsrs Abçs e volte sempre!

      Excluir
  2. Como vocês, amo a natureza e odeio o preconceito. Gostei muito do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Prof.JM! Volte sempre e se achar melhor torne-se membro da nossa família mochileiros e campistas e aumentaremos os nossos conhecimentos sobre a natureza. Abçs da Família Melo!

      Excluir
  3. Eu fico encantada com a riqueza de detalhes que vocês retratam nas fotografias. A dois anos atrás, fui com meu marido, visitar Monte Verde-MG. Nós adoramos, mas quando estávamos no alto da Pedra Partida, caiu um aguaceiro de arrepiar. Resolvemos descer com cuidado, mas o filete de água virou um riacho e eu desci bunda abaixo do jeito que deu.Escorreguei feio, mas sobrevivi com alguns hematomas e arranhões...juro que se puder volto de novo. Adorei a cidade e o passeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do nosso relato nas fotos. Ficamos muuuuuito felizes quando alguém fica satisfeito com os nossos relatos (pois fazemos pensando em vocês). E falando do seu tombo: é assim mesmo, a Natureza é sempre assim: imprevista e cheias de surpresas. Até as situações não tão agradáveis, não nos impede que voltemos ao local, pelo contrário, nos sentimos é mais animados. rsrsrs É por isto que gostamos mais dela do que das cidades e seus concretos. Volte sempre e se tiver mais sugestões de trilhas (como em Monte Verde-MG) nos envie, quem sabe um dia não estaremos por lá? Abraços da Família Melo.

      Excluir
  4. Qual a distância entre parnaiba e a cachoeira quantos km dá??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Isabel!

      Se você colocar no mapa do google Parnaíba-PI até Padre Vieira-CE, vai dá 121km. Mas a cachoeira fica antes de Padre Vieira para quem vem do Piauí e depois de Padre Vieira para quem vem de Viçosa no Ceará. Para você, que vem do Piauí, antes de chegar a Padre Vieira (uns 5 ou 6 km), vai ver o Posto da Sefaz, bem na divisa dos dois Estados. Passou o posto, entra na rua de terra a esquerda (mesmo lado do posto) e depois esquerda de novo. Pode seguir até um restaurante/bar que tem no fim, estacionar o carro e pegar a trilha.

      Boa viagem! Volte sempre! Abraços da nossa família!

      Excluir
  5. Muito bonita tô pensando em ir na semana santa .... mochileiros vcs tem que vir pra minha cidade, são Benedito Ceará tem muita coisa bonita aqui e o frio da serra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maycon!!! Conhecemos São Benedito, o Mercado e o centro. Não é aí que tem aquelas imagens (estátuas) de índios numa pracinha? Acho lindas! Mas não conhecemos nenhuma opção de banho (cachoeiras) ou trilhas por aí. Você pode nos sugerir alguma coisa do tipo, alguma atração turística ou de lazer dos próprios moradores? Sempre voltamos na Serra da Ibiapaba, pois é um amor de longas datas. Cada pedacinho é digno de muitos elogios! Abraços! Esperamos que volte para nos ajudar. Obrigada pela visita!

      Excluir