sexta-feira, 6 de abril de 2012

Capela da Escrava Romana/Santuário da Santa Cruz, Sítio Brás, na Serra da Meruoca, CE.

 Entrada para Alcântaras, Ceará.

 Entrada para o Santuário da Escrava Romana

 Capela da Escrava
 Onde supostamente a escrava foi enterrada


 Primeira capela construída em homenagem a Romana
Objetos de agradecimento as graças alcançadas por devotos.

  Começa a Via Crucis: O visitante percorre 365 degraus (em 176 metros de altura) observando estátuas em tamanhos reais que contam a passagem bíblica da morte e da ressuscitação de Jesus Cristo. 

 Jesus é condenado


 Jesus recebe sua cruz

Jesus cai pela primeira vez

Jesus encontra sua mãe

 Cirineu ajuda Jesus a carregar a sua cruz


Verônica enxuga o rosto de Jesus

Jesus cai pela segunda vez

Jesus consola as mulheres de Jerusalém

 Jesus cai pela terceira vez

É retirado as vestes de Jesus

 Jesus é pregado na cruz



Jesus crucificado


 Jesus é descido da cruz

 Jesus sepultado

Jesus ressuscitado

Os doze apóstolos

Mirante e bancos para o descanso...

O lugar em dias de pouco movimento é um local muito propício para meditação e descanso.
PROVAMOS E APROVAMOS!!! 

Um pouco da história do Santuário da Escrava Romana:

 A história da devoção é peculiar, começou ainda no final do século XVIII, quando uma escrava foi morta e torturada pelo seu dono.

Tendo feito votos de castidade, Romana foi perseguida pelo filho do seu dono. A vida da heroína terminou tragicamente. Acusada de assassinato ela foi amarrada e açoitada no tronco, torturada até a morte.

Enterrada no alto da serra, uma cruz foi colocada no local e, desde então, muita gente visita a cruz da Romana, local onde segundo os historiadores, ela teria sido enterrada. Ao redor da cruz, um santuário guarda a memória da escrava heroína. O monumento foi construído pelo casal Machadinho e Luiza Marilack . O local transformou-se no ponto de devoção e fé, e virou referência para romeiros, estudiosos e turistas que desejam conhecer de perto, a história da escrava que perdeu a vida tendo como ideal a castidade e a reclusão.

No santuário foi instalada a casa dos ex-votos. Os romeiros visitaram o local, pagando promessas e renovando votos de devoção em agradecimento às graças alcançadas.


Fonte: Manoel Lima (Diário do Nordeste)

16 comentários:

  1. Sinto muito meu caro amigo, mas este capela está localizada na cidade de Meruoca/ce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sentimos muito caro amigo! Apenas seguimos a orientação das placas. A primeira a esquerda de quem vem de Sobral é a entrada para Alcântaras e existe a placa sinalizando (e é o local onde fica a capela), agora se você seguir direto, ao invés de dobrar para a esquerda, bem mais para frente é que nós avistamos a placa de Bem Vindos a Meruoca. Então, se ouve algum erro, creio que o culpado seja outro. Pois, perto da capela não tem nenhuma placa que sinalize estarmos na cidade de Meruoca. Então, fica a dúvida. Mas, já fiz a correção. Espero que as autoridades do local, também façam o mesmo!
      Obrigado!
      Família Melo

      Excluir
  2. Realmente localiza-se no município de Meruoca. Falta realmente sinalização adequada para este fim, como tb falta investimento na área de turismo e infraestrutura para que o espaço seja melhor aproveitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo Jorge!

      Sim, também sentimos muito a falta de investimento no turismo nesta serra. Um lugar belíssimo, mal aproveitado, pouco divulgado, abandonado pelos governantes e com bastante potencial. Uma pena!!! Merecia mais atenção!

      Volte sempre amigo!

      Excluir
  3. Será que ainda funciona? Existe algum telefone de contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom tarde! Funciona sim. Mas tem horários e dias específicos. Tem uma foto da placa dizendo os horários. Podem ir, sem medo! Boa viagem!

      Excluir
  4. Todos os dias 14 de mês tem missa e muit lindo precisa ser sinalizado pois eu só descobri onde era por um morador da região, passei várias vezes pela a entrada é não vir a sinalização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerliane! Que ótima sua informação! Obrigada! Também concordamos com a falta de sinalização, uma tristeza! Mas a capela e as imagens são lindas! Vale a pena ir!

      Excluir
  5. Podia ser transmitida pela televisão,ter patrocinadores,se for aguarda governo nunca vi evoluir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Antonio Carlos! Também achamos muito importante a participação da sociedade, empresas privadas e da mídia, para divulgar e cuidar de um espaço público ou da própria cidade. Mas não podemos isentar o poder público. Temos também a obrigação de cobrá-los pelas melhorias, pois é pra isto que lá estão, para trabalharem pela cidade, estado ou país. Não podemos é nos contentar com o pouco, pois somos grandes e podemos fazer muito. Você crê? Nós cremos. E a cidade da Meruoca tem um potencial enorme, achamos que não está sendo totalmente bem aproveitada e a cidade merece muito mais. Abraços da nossa família e volte sempre amigo.

      Excluir
  6. Queria muito saber se tem como chegar no santuário de carro? Pois que é idoso não aguenta subir desse tanto de degrau. Alguém por favor poderia me responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renatinha! Amiga, nós fomos de carro. No Santuário você chega tranquilo de carro e conhece a parte alta onde tem a Capela, lojas e lanchonetes, mas pra conhecer a Via Sacra mesmo (as imagens em pedra), só usando as escadas. Obrigada pela visita e pergunta.

      Excluir
  7. Olá Boa Tarde. Gostaria de saber se tem que agendar pra visitar. Se estar aberto todos os dias da semana. E se tem telefone para contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agendar. Tem uma foto neste post que diz os horários e dias da semana que podemos fazer a visita. Infelizmente não pegamos telefone do local, pois quando fomos estava fechado e só conseguimos entrar por sorte, pois tinha uma moça que abriu o portão pra gente. No final a gente tava tão cansado dos 365 degraus que só conseguimos agradecer a moça. 😬

      Excluir
  8. Tem via sacra na quaresma? Quais os dias ?

    ResponderExcluir