sexta-feira, 11 de junho de 2021

Achamos a melhor praia do Ceará pra família: Almofala - Itarema.


Ano de 2020, por conta da pandemia, resolvemos ficar pelo nosso Estado mesmo e fizemos uma pesquisa  pelo Airbnb para nos hospedarmos em uma casa só para gente, pois levamos nossos pais (idosos) que estavam há quase 8 meses sem saírem de casa.

Idosos da família aproveitando um pouco de liberdade nesta pandemia.
Isolamento total para quem deseja sossego ou quer sair de casa em segurança por conta da pandemia.

Fechamos com os proprietários da Morro Beach que conta com três quartos, sendo duas suítes, cozinha, duas salas, varandão, piscina, estacionamento e um enorme quintal. Ela fica bem perto da praia como podem ver pela foto abaixo:

Foto: Morro Beach
Morro Beach é nessa esquina toda como mostra a imagem: onde temos a casa principal com dois quartos (meio da foto) e o terceiro quarto, uma suíte, na parte de trás do terreno (essa do canto direito). OBS: Eles estão terminando o andar em cima dessa suíte. Nossas fotos da casa abaixo:

Piscina com cascata (aproveitamos muito)!


Varandão super ventilado!



Cozinha 

Quartos, toalhas e lençóis super limpos.


Alugue por este link a casa: Morro Beach pelo Airbnb ou
ligue: (88) 98156-9663

E, sim, achamos a melhor praia no Ceará para nossa família. Somos cearenses e,  conhecemos muitas praias no nosso estado, porém ainda faltam muitas outras do nosso desejo, mas essa praia Almofala é perfeita em quase tudo que nós gostamos. Tem mar calmo e raso, na maré baixa forma piscinas naturais (como outras praias), mas com água bem clarinha, praia sem barracas, bem ao natural mesmo (ainda) e não vimos uma pessoa sequer nos dias que ficamos lá, bem deserta nesta parte da praia. Para completar, Itarema também tem uma belíssima Lagoa que lembra a Lagoa do Paraíso em Jijoca. Falaremos dessa lagoa na próxima postagem. Por isso Itarema agora pertence ao nosso TOP 5 aqui no Ceará, depois faremos uma postagem sobre esse TOP 5. Mas isso é tudo nossa opinião! Você pode até não concordar com nossa preferência, mas que vai amar Itarema, isso vai. Não tem como não se encantar com esse paraíso! O único ponto negativo (novamente nossa opinião), é que não é tão perto de Fortaleza (onde moramos). Para gente, 230 quilômetros e umas três horas de viagem até uma praia, não é algo que se diga: - Vou ali pegar uma onda e volto já. Temos que ir para ficar por pelo menos uns 4 ou 5 dias no mínimo, pois é uma viagem, literalmente, não é um passeio rápido de um dia. Fosse mais perto, a gente iria todo mês, mas também, se fosse mais perto, provavelmente não seria esse paraíso de tranquilidade. 
Mar calmo e raso!
 
As piscinas que se formam são maravilhosas! Super transparente sua água!
Simplesmente maravilhosa: Almofala! Estamos apaixonados! 

 Que água mais linda!

Simplesmente perfeita para idosos e crianças!
Vamos voltar sempre que pudermos!

Confira:

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Cânion do Xingó no Rio São Francisco: um passeio inesquecível com a Candeeiros!


Essa era a nossa grande expectativa da viagem a Piranhas: o Cânion do Xingó. E aqui escolhemos a empresa Candeeiros Ecotur para nos levar até esse paraíso. Combinamos para o nosso terceiro dia e assim fechamos com chave de ouro essa viagem para conhecer parte deste importante Rio que nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra, e passa pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, antes de desembocar no oceano (veja neste link nosso Passeio até à Foz), percorrendo uns  três mil quilômetros. Para conhecer o Cânion do Xingó, você pode partir de Canindé de São Francisco/Sergipe (mais distante) ou pelo lado alagoano. Fomos pela praia da Dulce em Olho d'água do Casado, lado Alagoano e que fica bem perto mesmo do Cânion. Recomendamos o passeio de lancha novamente, porque assim você estará livre para ir e voltar no horário que desejar.


Passamos primeiro na empresa Candeeiros (que fica no caminho) e depois seguimos para praia da Dulce. A parte final é de estrada de terra (tranquila), e você passa pelo casarão antigo, que serviu para gravações da novela da globo: Velho Chico. Nosso guia foi o Toninho, simplesmente PERFEITO! Toninho tinha sido muito bem recomendado e realmente sabe muito do local, além de ser SUPER atencioso, prestativo e educado. Deixa a gente tão à vontade, que nem parece que estamos com uma pessoa que acabamos de conhecer. Paciente, atencioso, cuidadoso, faltam até palavras para descrevê-lo. Um bom guia realmente faz muita diferença! Quando voltarmos (pois queremos muito), vamos de novo com o Toninho. 

Placa para Praia da Dulce (onde começamos o passeio para o Cânion do Xingó).

Estradinha de terra até a Praia.

Praia da Dulce tem restaurante.

O começo do passeio já é emocionante! Observar a grandiosidade do Rio em silêncio é ter a chance de ouro para meditar e agradecer.

Observando a vegetação que se forma nos paredões

Toninho mostrando um ninho de Águia Chilena, lá no alto do paredão.

Observando o colorido dos paredões

Grande Toninho!

Primeira parada: para observação de perto das rochas e explicações do Toninho. Simplesmente lindo! Magnífico!

Segunda parada: para subir a escadaria que nos leva até a imagem de São Francisco.

Vista do alto da escadaria: simplesmente magnífica! Dá até para imaginar uma casinha na rocha. A casinha da águia, claro!

Imagem de São Francisco

Voltamos para a lancha.

Terceira parada: para o banho delicioso no Velho Chico. No local tem uma plataforma flutuante onde a gente desce da lancha e pode pegar um espaguete para flutuação, mas aconselhamos que levem uma boia segura se forem com crianças ou alguém que não saiba nadar, pois é bem fundo. 

No mesmo local do banho, pagamos a parte por esse outro passeio, que nos leva de barquinho a remo até o Cânion do Xingó/Paraíso do Talhado (parte mais estreita).
Entramos no barquinho e com uns 15 minutos já estávamos de volta. Imaginamos que seria maior o percurso ou mais demorado (a vontade é grande de ficar por mais tempo), mas nada que tirasse o encanto e beleza daquela paisagem.
Um silêncio de encher a alma de paz!

A gente chega até a margem e volta.

Pegamos a lancha novamente e vamos para a quarta parada: segundo banho no Vale dos Mestres.
Segunda parada para banho: no Vale dos Mestres

Aqui tem local rasinho e sem correnteza. Muito bom o banho!
Toninho sempre atento, observando nosso filho curtir o banho, no Vale dos Mestres.
Pegamos novamente a lancha e partimos para um dos restaurantes de nossa escolha. 

Última parada para banho e almoço no restaurante Castanho: 



E assim chegamos ao final do passeio de lancha.

Na volta para nossa hospedagem, passamos no casarão que serviu para filmagens da novela Velho Chico (bem perto da Praia da Dulce).
Como só tínhamos 3 dias, não conseguimos fazer os passeios para os mirantes (super indicamos também), por isso o ideal seriam 5 dias ou mais na região. Queremos voltar para conhecermos o Mirante do Talhado, a hidrelétrica e o lado sergipano. E vamos refazer nosso passeio de lancha com a Candeeiros novamente. Aprovadíssimo!!!

Contato da Candeeiros Ecotur para os passeios:

(82) 98838-3509
(82) 98871-9355
(82) 98893-8920


Guia: Toninho