quarta-feira, 2 de maio de 2012

Viçosa, Serra da Ibiapaba, CE.

Na nossa ida de Ubajara para Viçosa,  pegamos uma carreata religiosa pelo caminho. A carreata trazia uma cruz que o Papa havia benzido.
Do lado direito: as pessoas carregavam a cruz até a Igreja.

LAGOA D. PEDRO II

Antiga Lagoa do Mel Redondo, habitada primitivamente por índios da tribo Tabajara. Urbanizada por volta de 1800, numa época de seca, com recursos enviados pela Coroa Portuguesa - daí o nome Lagoa Pedro II. Belíssimo ponto turístico da cidade que tornou-se num excelente pólo de lazer, oferecendo aos visitantes um ambiente saudável e descontraído.



Igreja (Católicos esperavam a chegada da cruz)

Igreja Matriz de Viçosa do Ceará. 
É a primeira igreja erguida no Ceará, no ano de 1700.
Em 1660 no lugar da Igreja Matriz havia uma capela de palha construída pelo Padre Antonio
Vieira quando este fazia tentativas de catequização na região. Em 1695, com os jesuítas
Ascenso Gago e Manoel Pedroso, foi iniciada a construção da então Igreja Matriz, com mão-de-obra toda indígena. No dia 15 de agosto de 1700 aconteceram festividades na aldeia que duraram 3 dias, marcando assim a fundação da Aldeia da Ibiapaba ( 1° nome de Viçosa) e a inauguração do primeiro templo católico do Estado do Ceará, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. Na ocasião, foi realizada uma procissão
pelas proximidades da igreja, onde os padres e os indígenas como forma de veneração,
carregavam a imagem original da padroeira Nossa Senhora da Assunção. Nesse período
aconteciam também manifestações populares como forma de diversão, envolvendo
danças, brincadeiras e lutas indígenas.
A imagem de Nossa Senhora da Assunção é do final do século XVII, sendo construída de
terracota policromada com características étnicas de indígena – foi feita assim para
facilitar a catequização. Atualmente a imagem encontra-se no Museu Dom José em
Sobral. Em sua substituição, na então Igreja Matriz foi colocada uma imagem que chegou
em 1975 de Portugal, e que até hoje se encontra na referida Igreja. Junto a esta veio o
sino, que tem massa de 600 kg e foi feito com ferro da Escócia. Ambos vieram por via
marítima, e chegando em Camocim foram trazidos em lombos de jumento.

Pracinha da Igreja

Subida para a Igreja do Céu

Para quem vai de carro: Estacionamento na Igreja do Céu.  

Lojinhas de Artesanato da Igreja do Céu

O ponto mais alto da cidade com 900m de altitude, encravada no topo do morro uma capela fundada pelo Monsenhor José Carneiro da Cunha, dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor, escupida pelo italiano Augustinho Odísio Balmes em 1937 e inaugurada pelo Bispo José Tupinambá da Frota, Bispo da Diocese Sobralense em 14 de agosto de 1938. Um importante ponto turístico da cidade. Recentemente urbanizada e arborizada com belas plantas, tornou-se um ótimo lugar para o lazer, oferecendo para os visitantes um ambiente descontraído e apreciável. Todo esse complexo compreende uma área construída de 3 hectares, cingida de arbustos plantados ao lado da mata virgem - sempre verde viçosa - onde se goza de um clima gostoso para maior embevecimento dos amantes da Natureza. 

Para quem vai a pé: Os 334 degraus para chegar a  Igreja do Céu.
A escada tinha 365 degraus, um para cada dia do ano, com a reforma realizada em 1999, foram diminuídas para 334 degraus.
Mirante da Igreja
Neste dia estava um pouco nublado com nevoeiro e não dava pra ver bem toda a paisagem.


Lindo!!!!


CASA DO LICOR
Este é um lugar que você não pode deixar de visitar. Lá, além dos doces, geléias e licores dos mais variados sabores e a famosa cachaça Serrana, também se pode apreciar a boa música. Ao adentrar na casa, a primeira visão que se tem é de um fogão a lenha, onde se prepara as deliciosas guloseimas, a recepção fica por conta do Sr. ALFREDO, matriarca da família MIRANDA – um simpático senhor de 91 anos – que faz questão de receber seus visitantes ao som de um pife, que apesar da idade ainda consegue tocar com muita maestria. ALFREDO MIRANDA – Nasceu no Sitio Buíra emViçosa do Ceará, a 04 de janeiro de 1916, ainda jovem, aprendeu a tocar flauta com um curumim. Fabrica seus próprios “pifes” cortando a taboca, nos dias de lua cheia, dos meses sem R (maio, junho, julho e agosto). Toca composições suas e de domínio público que remetem as tradições da cultura brasileira, às bandas de música e à “época de ouro” do rádio. Seu sopro é vigoro como o vento que sopra na Ibiapaba.


Na Casa dos licores você pode experimentar doces, geleias, biscoitos, cachaça e vários licores.
Tel.: (88)3632-1157
Rua Francisco Caldas, 145

O doce que nós mais gostamos foi o de chocolate com pimenta e o de ambrosia. E os licores: todos...

Pedra do Itagurussu
Localizada a 1Km da cidade, a pedra do Itagurussu é uma grande rocha com cerca de 100m de largura formando um abrigo natural que foi ponto de apoio para colonizadores da região. Do seu interior desliza fontes de água formando bicas se vislumbrando de cima a planície sertaneja. Descendo ao seu sopé, a pedra forma uma abóbora rica em vegetação tendo um clima úmido e fresco.

Visite também em Viçosa:

 Pilões:
Localizado no distrito de Manhoso, apresenta inúmeras pinturas rupestres sobre rochas, as quais em período chuvoso ficam encobertas por água. Possuem cavidades ocas, bem torneadas, que se assemelham a pilões, daí a origem do nome. Fica a 35 km da cidade.

Foto: http://www.nativapousada.com.br/2013/03/turismo-em-vicosa-do-ceara.html

Cachoeira do Itarumã:
Localizada no Sítio Itarumã com 65 metros de altura distribuída em duas exuberantes quedas d´água é um excelente local para a prática do rappel.


 Lages:
 Castelo de pedras formado por rochas com formatos diferenciados proporcionando uma paisagem bela e encantadora. Um passeio nas lages se torna bastante interessante.



 Pedra do Machado:
Um mirante natural da Serra.




2 comentários:

  1. Conheci Viçosa por acaso. Buscava uma alternativa mais rápida para chegar em Ubajara, então descobri uma estradinha linda, pela serra e cheguei a Viçosa. Fiquei maravilhada com sua Igreja Matriz. O altar Mór e o teto do retábulo tem afrescos maravilhosos. pena que é tão pouco conhecida.
    Predendo voltar com mais calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós queríamos era morar lá. Muuuito bom! A serra da Ibiapaba é um lugar para se conhecer com calma e voltar sempre que puder. Um encanto do nosso Ceará e também um diferencial da nossa terra que oferece muitas e belas praias. Somos abençoados, não?

      Excluir