Estrada que liga Viçosa-Ce até o distrito de Padre Vieira-Ce. Depois de Padre Vieira: a fronteira Ceará com o Piauí.
Para quem vem de Viçosa, quando chegar na SEFAZ - Secretaria da Fazenda, pegar a primeira estrada de terra (a sua direita), que fica logo do lado da fiscalização. Ou seja, não chega a passar da Sefaz, pois a estrada a pegar é a que fica antes do Posto e colada com ele.
Para quem vem do Piauí, passou a Sefaz, pegar a estrada a esquerda, colada com o posto. E fazer o resto do caminho já citado de cima.
Alguns metros nesta estrada, observe que tem uma entrada a sua esquerda com terra mais clara (tipo areia de praia), entre aqui e siga até o restaurante/bar onde você pode estacionar e pegar a trilha.
Você chegou nas primeiras cachoeiras: estacione o carro e se prepare para a trilha.
Se quiser, tome um banho nas primeiras quedas d'água e aproveite um pouco do lugar que também é muito bom! Quer dizer: tirando o som dos carros e do barzinho que fica no local.
Aqui, você vai ter que atravessar por cima (se não quiser se molhar) e ir para o outro lado: é por lá que a trilha começa.
Atravessando...
Vista do outro lado...
Nas pedras, já dá para perceber o começo da trilha...
A trilha tem algumas dificuldades: você tem que se abaixar, tomar cuidado com os cactos e espinhos de plantas no chão e nas folhas e já no final descer uma trilha de pedra, mas nada de muito grave. Nosso filho tirou de letra! Acho que facilitou por ser pequeno e já acostumado, não saiu com nenhum arranhão e é que não estava preparado (roupas adequadas). Saiu só de sunga de uma das cachoeiras para a outra. E eu? Fiquei toda arranhada e ainda levei dois tombos na pedra, mas é bom demais!
Na hora que a gente mais precisa de espaço, aparece um monte de espinhos pelo caminho. Sorte do nosso filho!!! Desviou direitinho!!!
Quando você perceber que a trilha sumiu, não fique triste e nem volte, siga o som das águas para a sua esquerda e ...
SURPRESA!!! Cuidado!!! Você acha que não encontrou nada, mas é que você está em cima da cachoeira e a altura é de deixar qualquer um zonzo! E agora??? Como descer??? Depois de pensar um pouco, atravessamos para o outro lado e... PLUFT... outra trilha apareceu.
Adrenalina pura!!! Tentar tirar uma foto daqui de cima não é pra qualquer um, muito cuidado é pouco.
Agora é só terminar de descer a trilha (com pedras) para apreciar a vista lá de baixo.
Chegamos!!! Foi aqui que levei os dois tombos na hora de ir embora, acho que na verdade é que eu não queria partir.
MARAVILHOSA!!!!
MEU DEUS!!!
O filhão aproveitando para brincar na areia. Aqui tem um espaço muito bom para fazer piqueniques, mas lembrando que todos nós somos responsáveis pela preservação do local. Não adianta pedir desculpa depois que agride a natureza, não tem volta positiva, por isso vamos cuidar por onde andamos e preservar a natureza sem lixo. Ficamos muito tristes ao vermos lixo no local, se tivéssemos levado um saco de lixo grande teríamos juntado tudo o que achamos pelo caminho. Uma pena!
Este lixo que achamos, estava tão arrumadinho, que estamos torcendo que algum cidadão de bem tenha juntado para depois buscar...
Como um ser humano pode ser tão nocivo para si próprio? Quanta ignorância e falta de respeito! Por favor não é tão difícil! Se conseguiram levar, pois tragam de volta e coloquem no seu devido lugar! A gente precisa da natureza!
MUITO LINDA!!!
Nossa maior e melhor descoberta na Serra da Ibiapaba (junto com Ubajara e o seu Parque Nacional). Ficamos muito felizes com o lugar e pretendemos voltar mais vezes!!!
ENCANTADA!!!
Na volta, a hora dos meus dois tombos seguidos, mas não larguei a máquina fotográfica.
AMAMOS!!!!
Uma dica para não nos perdermos em uma trilha que não seja bem marcada e sinalizada: fazer marcações no chão. Nós colocamos pedras e paus, fazendo um morrinho para identificar a nossa entrada para o lugar certo (foto a cima). Outra ideia boa é levarmos retalhos de pano (ou fitas) para amarrarmos em galhos, mas só em último caso! Se você realmente ficar sem opções naturais para marcar o caminho e a trilha tiver muitas divisões que possam atrapalhar o seu retorno com segurança. Pois marcar o caminho com migalhas de pão como João e Maria, não dá! Mas lembre-se de recolher os retalhos de panos e fitas dos galhos na volta, ok? Obs: Existe GPS para trilhas (não são baratos).
Meu pé todo enrrugado da água (não queria sair) e cheio de arranhões da aventura. Valeu demais!!!
UFA!!!
Esta plantinha linda é cheia de espinhos e fica na altura do rosto... preste atenção.
De todas, com certeza é a nossa preferida da Serra Grande! Trilha com dificuldades na medida e uma cachoeira de tirar o fôlego! Uma queda d'água grande e um ótimo espaço para nadar e até passar o dia todo sem fazer nada, deitado na areia e apreciando o som da natureza. E ainda por cima: de GRAÇA!!! Muito MARAVILHOSA!!! Um patrimônio da humanidade! Por favor: PRESERVEM este ENCANTO cheio de VIDA e ALEGRIA!!! O futuro merece e precisa deste lugar também!